Cortar carboidratos emagrece, mas não é saudável

26/10/2016 | Nutrição |

Dieta do Dr. Atkins

Uma das grandes polêmicas em relação a emagrecimento é a famosa dieta das proteínas, ou Dieta do Dr. Atkins. A ideia dessa dieta é restringir o consumo de carboidratos – e não de gordura – para que o corpo utilize as próprias reservas de gordura para gerar energia.

A polêmica é porque, de fato, essa dieta emagrece. Porém, muitos dizem que ela não é nada saudável. Só de permitir um pedaço de bacon e proibir uma maçã você pode ter uma ideia das polêmicas que uma dieta como essa pode levantar.

A importância dos carboidratos na dieta

Os carboidratos são os principais responsáveis por nos fornecer energia. Eles são encontrados nas frutas, massas, arroz, biscoitos, etc. Uma refeição balanceada deveria unir carboidratos e proteínas (carne, frango, ovo, atum, soja etc.), além de uma porção de verdura.

Quando se cortam os carboidratos, o corpo fica sem seu fornecimento de energia e começa a gastar as reservas. As reservas – como o próprio nome diz – não foram criadas para ser a fonte principal de energia. Assim, muita gente relata dor de cabeça, cansaço e outras fadigas quando começa as primeiras fases dessa dieta.

Cada pessoa responde de uma maneira a uma dieta como essa uns emagrecem sem problemas e outros enfrentam algumas consequências negativas.

O equilíbrio é a melhor saída

O ideal mesmo é apostar num equilíbrio e passar por um processo de reeducação alimentar que forneça um cardápio nutritivo, equilibrado e que, com o passar do tempo, vai promover a queima de gordura saudável, principalmente se aliada a prática de exercícios físicos e de tratamentos estéticos específicos.

BUSCA

SIGA NAS REDES SOCIAIS

POST ALEATÓRIO

Top 10 vegetais mais saudáveis

Os vegetais são uma parte importante da dieta de todos. Eles contêm dezenas de nutrientes...
LEIA ESTE POST

É possível competir com as musas do Carnaval?

Muitas pessoas “normais”, que não vivem exclusivamente da imagem, perguntam-se se é possível ter...
LEIA ESTE POST

Livre-se da obsessão por dietas

Ahhh, o verão, o calor chegou! O que significa que chegou a hora das dietas, certo? Errado! Pare...
LEIA ESTE POST
Share This