Dê adeus à barriga já!

25/01/2017 | Beleza |

A gordura abdominal não só te impede de usar a sua calça favorita, como também é uma ameaça para a sua saúde.

Eis cinco conselhos que a vão ajudar a livrar-se dessa gordurinha chata:

Sabia que a gordura abdominal tem uma relação direta com as doenças cardiovasculares, diabetes ou câncer? E que as pessoas obesas têm 37% mais probabilidades de morrer graças a um problema relacionado com o peso, do que devido a um acidente de carro? Mas calma, também temos boas notícias: se seguir estes cinco conselhos, vai ver que sem esses quilinhos a mais se vai sentir muito melhor, mais confiante e terá mais energia. Uma barriga lisa é a melhor prova de um corpo saudável, bonito e… sexy!

1. Não faça dietas!

A dieta da alcachofra, da toranja, da banana… com certeza você já ouviu falar de todas. Se experimentar qualquer uma delas, de certeza que vai perder algum peso (porque você vai deixar de comer, óbvio). O problema é que o cérebro consome muitas calorias e seguir uma dieta complicada requer altas doses de concentração. Por isso, o melhor é seguir por outro caminho. Para não comer em excesso, faça as suas refeições com alimentos que, além de serem saborosos, tenham um efeito saciante. Experimente, por exemplo, os cereais integrais, o chá verde, o atum, o salmão, as maçãs, as nozes e carnes magras como o frango, vitela ou peru.

2. Não complique

Lançamo o desafio: da próxima vez que for às compras, escolha qualquer produto embalado e leia com atenção o rótulo. O mais provável é que veja alguns componentes conhecidos e outros que não lhe dizem nada. Esses são os aditivos químicos, adicionados para prolongar a validade dos alimentos e também para interferir com os nossos reguladores naturais do paladar e do apetite. A língua está repleta de sensores que fazem com que procure sensações diferentes. Os produtores de alimentos processados alteraram as receitas para criar um equilíbrio de sabores e para evitar que se canse e procure outros produtos. A solução? Escolha alimentos que tenham só um ingrediente. Assim, com certeza que vai passar a frequentar mais a seção de carne, frutas e legumes ou produtos lácteos. Você vai ver que é por lá que andam as mulheres com um corpo invejável.

3. Coma com mais frequência

O segredo está em gerir bem os gastos energéticos do organismo ao longo do dia, de maneira a que a fome nunca chegue a perturbar-lhe o pensamento. Se deixar de se alimentar, nem que seja durante umas horinhas, o cérebro torna-se mais receptivo aos excessos. Solução: coma algo a cada três horas, começando pelo café da manhã. Um estudo da Universidade de Massachusetts (EUA) demonstrou que quem não toma o café da manhã tem uma probabilidade 4,5 vezes maior de sofrer de obesidade. Todas as refeições que faça devem conter proteína, gordura, fibra, e hidratos de carbono em porções adequadas. Desta forma, vai conseguir resolver o problema que a maior parte das pessoas tem quando quer perder peso: sucumbir às tentações por ter passado horas demais com um ratinho no estômago.

4. Beba muito e bem

Para se manter bem hidratado,você deve beber um copo de água logo ao sair da cama, outro a meio da manhã, outro antes de almoço, outro a meio da tarde, outro antes de jantar e outro um pouco antes de se deitar. Se cumprir esta regra, vai ver que já não lhe apetece tanto beber um refrigerante. Se bebe uma Coca-Cola de vez em quando por causa da cafeína, experimente substituí -la por café com leite. Outras alternativas inteligentes incluem os sumos naturais baixos em calorias, o chá gelado sem açúcar ou a água com gás.

5. Cozinhe você mesmo

Depois de um longo dia de trabalho, de certeza que só lhe apetece jantar fora. Mas comer em restaurantes com frequência traz consequências para a sua carteira e para a sua linha. Em primeiro lugar, os pratos têm outras dimensões. E como são maiores, também levam doses acrescidas. Em segundo lugar, pense nas vantagens de se sentar à mesa com a família. Enquanto desfruta de uma refeição caseira, a tendência é para comer mais devagar, o que vai reduzir as calorias ingeridas.

 

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